terça-feira, 6 de março de 2012

Miolo comemora a colheita de safra excepcional


Clima e tecnologia favorecem as vinícolas do grupo Miolo 


As condições climáticas, especialmente neste verão, com tempo seco e ensolarado, foram essenciais para que a safra 2012 ficasse na história. A vindima deste ano em todas as regiões produtoras foi excelente. “Além do clima, a Miolo se beneficiou de todos os investimentos em tecnologia e manejo aplicados nos últimos anos, o que potencializou ainda mais o resultado desta vindima.” afirma Adriano Miolo, superintendente do grupo. 

A Miolo estima colher 10 milhões de quilos de uvas entre todos os projetos do sul, além do projeto Ouro Verde, no Vale do São Francisco, que começa a vindima em Maio. A colheita das uvas brancas já foi concluída em todos os projetos: Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos), Vinícola Lovara (Serra Gaúcha), Seival Estate e Vinícola Almadén (Campanha) e Projeto RAR (Campos de Cima da Serra). A maior parte das uvas tintas também já foram colhidas em função da antecipação da safra, em virtude do clima seco e quente. Variedades mais tardias, como a Cabernet Sauvignon, devem ser colhidas em meados do mês de Março. 


Projetos

A expectativa no Seival é colher 1,5 milhão de quilos de uvas; destes, 70% de variedades tintas e 30% de variedades brancas. Na Vinícola Almadén estima-se colher 5,5 milhões de quilos de uvas. 

Os avanços tecnológicos, através da aquisição de maquinários para práticas de manejo na viticultura da Vinícola Almadén, potencializaram o equilíbrio e a qualidade da uva. Entre as práticas, destacam-se a pré-poda, as desfolhas, raleios, desponta em todo vinhedo e a colheita mecanizada, que corresponderá a uma porcentagem de 40% de toda a safra 2012. A máquina colheitadeira de uva realiza o trabalho durante 14 horas por dia, com um rendimento de 5000 Kg/hora. 

De acordo com o enólogo do projeto Almadén, Leonel Caliari, o resultado, na prática, são vinhos brancos de grande intensidade aromática e acidez equilibrada e tintos alcançando a maturação fenólica completa. 

O Vale dos Vinhedos também se beneficiou das excelentes condições climáticas. A Vinícola Miolo estima colher na região cerca de 03 milhões de quilos de uvas, destinadas especialmente para a produção de espumantes das linhas Cuvèe Tradition, Millèsime e Bueno Cuvèe Prestige, este último em parceria com o narrador esportivo Galvão Bueno. “A interferência do enólogo foi muito pouca; porque as uvas chegaram à cantina com grande maturidade e equilíbrio, devido ao fato de que a colheita pôde ser determinada de acordo com o que queríamos elaborar. Tivemos uvas muito boas tanto para elaboração dos bases para espumante, como para os vinhos tintos, incluindo as uvas de Campos de Cima da Serra, porque o clima favoreceu bastante.” Afirma o enólogo da Miolo, Gilberto Simonaggio. 

Esse contexto também permitirá a Miolo vinificar este ano todos os seus vinhos superpremium, como o Miolo Lote 43 e Merlot Terroir, além da linha Quinta do Seival e do ícone Sesmarias, ambos do projeto Seival Estate. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...